sábado, 4 de junho de 2011

Curiosidades Festa Junina


Você Sabia...

No início, a festa era Joanina, em homenagem ao santo João Batista, que batizou Jesus Cristo. Depois passaram a ser homenageados também Santo Antônio e São Pedro, tornando a comemoração ainda mais alegre.

A festa comemora a data de nascimento de São João, 24 de junho. Ele é o único caso assim. Todos os outros santos são homenageados em sua data de morte, assim como acontece com Santo Antônio, dia 13, e São Pedro, dia 29.
 
O costume de acender a fogueira vem de muito tempo. Começou para avisar a todo mundo o nascimento de São João Batista. O bebê era filho de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. As fogueiras eram também usadas para comemorar as colheitas na Europa.
 
 
Existem três tipos de fogueira, uma para cada santo junino. A fogueira de São João tem forma de um cone. Na fogueira de Santo Antônio, as madeiras são empilhadas formando um quadrado. Já a fogueira de São Pedro tem a forma de um triângulo.
 
As guloseimas de festa junina são variadas, conforme o lugar. No Sul, o pessoal não dispensa o pinhão cozido ou assado nem o arroz-de-carreteiro. No Sudeste, tem cachorro-quente, pastel e pizza. Na Região Norte, a festa tem receitas típicas dos índios, como tapioca e tacacá.
 
 
Fonte: http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/diversao/festas/conteudo_49844.shtml?/vc_sabia/vocesabia_49843.shtml
 

Um comentário:

gata disse...

Oie flor!!! Obrigada por ter visitado-me...
Também adorei teu blog... parabéns pelo seu dinamismo e por dividir suas ideias com os milhares interessados deste mundo virtual!!!
bjk
Dany