segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nove dicas para usar bem a tecnologia na Escola.

Encontrei essas dicas no site da Nova Escola e achei bem interessante, inclusive para nós professores que estamos iniciando o curso "Tecnologias na Educação: Aprendendo e ensinando com as TIC".

Nove dicas para usar bem a tecnologia



O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.



O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.


O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.


O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.


A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.


O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.


A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.


A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.


A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.



Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação.
http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml





sexta-feira, 27 de maio de 2011

De onde vem o arco-íris .



Para trabalhar com a poesia A vovó e o arco-íris de Elias José, que já postei no blog.

ADRIANA CALCANHOTO OITO ANOS - GABRIEL

Oito anos

Essa música é muito linda, as crianças se identificam...com todas as suas dúvidas de infância, fica linda declamada!

 
Oito Anos Adriana Calcanhotto

 Adriana Calcanhoto

Dunga / Paula Toller



Por que você é Flamengo

E meu pai Botafogo

O que significa

"Impávido colosso"?



Por que os ossos doem

enquanto a gente dorme

Por que os dentes caem

Por onde os filhos saem



Por que os dedos murcham

quando estou no banho

Por que as ruas enchem

quando está chovendo



Quanto é mil trilhões

vezes infinito

Quem é Jesus Cristo

Onde estão meus primos



Well, well, well

Gabriel...



Por que o fogo queima

Por que a lua é branca

Por que a terra roda

Por que deitar agora



Por que as cobras matam

Por que o vidro embaça

Por que você se pinta

Por que o tempo passa



Por que que a gente espirra

Por que as unhas crescem

Por que o sangue corre

Por que que a gente morre



Do que é feita a nuvem

Do que é feita a neve

Como é que se escreve

Reveillon




Ciranda da Bailarina - Adriana Calcanhoto

Poesia: Ciranda da Bailarina

Ciranda da Bailarina

Chico Buarque

Composição : Edu Lobo / Chico Buarque


Procurando bem

Todo mundo tem pereba

Marca de bexiga ou vacina

E tem piriri, tem lombriga, tem ameba

Só a bailarina que não tem

E não tem coceira

Verruga nem frieira

Nem falta de maneira

Ela não tem



Futucando bem

Todo mundo tem piolho

Ou tem cheiro de creolina

Todo mundo tem um irmão meio zarolho

Só a bailarina que não tem

Nem unha encardida

Nem dente com comida

Nem casca de ferida

Ela não tem



Não livra ninguém

Todo mundo tem remela

Quando acorda as seis da matina

Teve escarlatina

Ou tem febre amarela

Só a bailarina que não tem

Medo de subir, gente

Medo de cair, gente

Medo de vertigem

Quem não tem



Confessando bem

Todo mundo faz pecado

Logo assim que a missa termina

Todo mundo tem um primeiro namorado

Só a bailarina que não tem

Sujo atrás da orelha

Bigode de groselha

Calcinha um pouco velha

Ela não tem



O padre também

Pode até ficar vermelho

Se o vento levanta a batina

Reparando bem, todo mundo tem pentelho

Só a bailarina que não tem

Sala sem mobília

Goteira na vasilha

Problema na família

Quem não tem



Procurando bem

Todo mundo tem...



terça-feira, 24 de maio de 2011

sábado, 21 de maio de 2011

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Link do Autor Sérgio Capparelli

NO LINK ABAIXO, VOCÊ ENCONTRARÁ AS POESIAS DESSE MARAVILHOSO AUTOR E TAMBÉM POESIAS PARA CRIANÇAS DO MUNDO INTEIRO!


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Poesia - Pedro Bandeira - Quincas Maluquinho



QUINCAS MALUQUINHO



ESTE É O QUINCAS,

AI QUE LEVADO!

FEITO MACACO,

ENDIABRADO!

SOLTA GALINHA

DO GALINHEIRO.

SOBE NO MURO

O DIA INTEIRO.

LÁ NO COQUEIRO,

CATA COQUINHO.

AI QUE MOLEQUE

MAIS MALUQUINHO!



PEDRO BANDEIRA


Poesia - Elias José - Perguntas e respostas cretinas.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

POESIA - ELIAS JOSÉ- VOVÓ E O ARCO-ÍRIS

IREI POSTAR POESIAS E ATIVIDADES QUE DESENVOLVI PARA TRABALHAR O PROJETO POESIAS, SENDO QUE A CULMINÂNCIA SERÁ NOSSO CONCURSO DE DECLAMAÇÃO EM JUNHO.








segunda-feira, 9 de maio de 2011

Poesia

 “A poesia é uma função lúdica... Ela está para além da seriedade, naquele plano mais primitivo e originário a que pertencem a criança, o animal, o selvagem e o visionário, na região do sonho, do encantamento, do êxtase, do riso.”
(Johan Huizinga)

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

 
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_a.php?t=020#artigo
No link acima podemos ler um texto muito bom sobre subsídios para trabalhar poesia na sala de aula.

ORIGAMI DE CORUJA




fonte: www.origami-club.com

sábado, 7 de maio de 2011

quinta-feira, 5 de maio de 2011

BIBLIOTECA PÚBLICA

PARA ESTIMULARMOS AINDA MAIS O HÁBITO DA LEITURA EM NOSSOS ALUNOS FIZEMOS UMA VISITA A BIBLIOTECA PÚBLICA.

OS ALUNOS AMARAM A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E DIVERSIDADE DE LIVROS

CONHECERAM O ESPAÇO DA BIBLIOTECA E LIVROS EM BRAILE.
E COMO A BIBLIOTECA ERA A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, IMAGINA QUEM APARECEU?
                                                                     O TREM!

APROVEITAMOS PARA CONHECER O MUSEU DA PAZ E APRENDEMOS MUITO COM A PROFESSORA DE HISTÓRIA ROSANGELA.



                                                  MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO!